Sustentabilidade

Importamo-nos com o planeta!

Os impactos negativos que o ser humano tem sobre a natureza são cada vez mais evidentes e preocupantes. Destruição de habitats, poluição, aglomeração de resíduos sólidos e o rápido declínio da biodiversidade são apenas alguns dos exemplos de problemas ambientais gerados pela ação humana atualmente.

António Salgado & Ca Lda. se preocupa com o planeta e com todos os problemas ambientais que o mundo está a enfrentar e entre 30/40% da energia utilizada pela empresa é gerada através da energia solar. Focamos em três aspetos e valores essenciais:

– Produzir melhor com menos;
– Respeitar o meio ambiente e todos os seres humanos;
– Procurar sempre as alternativas mais sustentáveis em todo o processo de produção.

Energia Solar

António Salgado está equipada com a energia da nova geração. A energia solar não polui e está a tornar-se cada vez mais poderosa e representa cada vez mais uma solução economicamente viável.
Estamos orgulhosos de usar uma fonte de energia renovável para assim contribuir com menos impacto no meio ambiente.

Reutilização e Reciclagem de Resíduos

Os processos de tecelagem, corte e acabamento da indústria têxtil geram restos e perdas que acumulam e formam muitos resíduos, que se tornam obsoletos para o restante da cadeia.
Aqui, aproveitamos esses materiais como uma nova fonte para formar diferentes tipos de produtos. Todos os resíduos têxteis gerados como ourelas, sobras de corte, restos de enchimento e fios usados são reconvertidos e misturados para originarem produção de tapetes e carpetes coloridas ou outros projetos de artesanato para a casa, gerando valor a esses produtos altamente sustentáveis.

Materiais Reciclados e Sustentáveis

Queremos cada vez mais incorporar matérias-primas mais sustentáveis e reutilizáveis para os nossos produtos. Tanto quanto possível, tentamos encontrar mais fios reciclados de fontes de pré-consumo ou pós-consumo, tais como algodão, poliéster e viscose e fibras mais ecológicas, como lyocell, cânhamo e urtigas.

Eco Life®
Modelo de economia circular que reutiliza resíduos de fibras e de material têxtil para gerar fios reciclados. Podem ter origem nos restos e sobras dos cortes da produção e confeção como também nas roupas que já não são usadas pelo consumidor, onde são regenerados e utilizados para fazer novos fios.

EcoVeroTM
Fibras fabricadas apenas a partir de fontes de madeira certificadas e controladas, com menores emissões e impacto no consumo de água.

Repreve®
Fibra de poliéster proveniente de garrafas de plástico recicladas através de um processo rastreável e sustentável. As garrafas PET usadas que são cortadas, derretidas e este novo material é extrudado e convertido num novo fio de poliéster reciclado de alta qualidade.

Processos Sustentáveis

EarthColors®
Novo método de tingimento patenteado que reproduz os tons da natureza. É altamente sustentável pois utiliza corantes naturais produzidos a partir de resíduos da indústria agro-alimentar ou de plantas e suas partes não comestíveis, como folhas ou cascas. Com esta tecnologia, os resíduos são reciclados de outras indústrias e ajudam a reduzir o impacto negativo da pegada ambiental e a preservar o bem-estar humano, os recursos naturais e as mudanças climáticas em comparação com os corantes sintéticos convencionais.

Wetamarble
Novo processo de tingimento certificado que consome 86% menos água (comprovado pela SGS) do que os métodos tradicionais. Este recurso tem a vantagem de ser uma opção mais sustentável e fornece um efeito de tingimento mármore, dando a cada produto final uma identidade e aspeto únicos.