BCI – Better Cotton Initiative

António Salgado é orgulhosamente membro da Better Cotton Initiative (BCI) – organização global sem fins lucrativos – o maior programa de sustentabilidade do algodão no mundo. A BCI existe para melhorar a produção global de algodão para as pessoas que o produzem, melhor para o ambiente em que cresce e melhor para o futuro do setor. O objetivo da BCI é transformar a produção de algodão em todo o mundo, desenvolvendo o Better Cotton como uma matéria-prima sustentável cada vez mais utilizada.

Objetivos específicos:

– Reduzir o impacto ambiental da produção de algodão
– Melhorar a subsistência e o desenvolvimento económico nas zonas produtoras de algodão
– Melhorar o compromisso e o fluxo do Better Cotton em toda a sua cadeia logística
– Garantir a credibilidade e sustentabilidade da Iniciativa Better Cotton

Leia mais sobre a Better Cotton Initiative em bettercotton.org

Também estamos a implementar atualmente:
– Global Organic Textile Standard (GOTS) / Organic Content standard (OCS)
– Global Recycle Standard (GRS) / Recicled Claim Standard (RCS)

Oeko-Tex® Standard 100

STANDARD 100 é um sistema internacional de certificação de matérias-primas têxteis, produtos intermédios e finais em todas as etapas do seu processo de fabrico, que garante que são livres de substâncias nocivas à saúde humana. A lista de critérios abrange testes para substâncias regulamentadas e legalmente proibidas, produtos químicos prejudiciais à saúde e outros parâmetros essenciais em termos de prevenção para problemas de saúde humana.

Oeko-Tex® STeP

A Produção Têxtil Sustentável é um sistema de certificação para toda a cadeia têxtil que pretende comunicar aos consumidores os seus resultados em termos de produção sustentável de maneira transparente, credível e clara.
Esta certificação aplica-se às instalações produtivas em todas as etapas do processo têxtil, desde a produção de fibras, fiação, tecelagem até acabamentos e confeção, conferindo mais-valias de melhoria contínua nas práticas de produtivas, visando a proteção ambiental e responsabilidade social, bem como a eficiência do processo.